O COMUTADOR DUPLO (DPDT)

Significa também que o comutador que vamos usar na nossa caixa de comandos, terá que permitir operar em simultâneo os dois circuitos eléctricos independentes, - CC e CA.

O dispositivo milagroso que realiza essa operação tem a designação oficial de DPDT - Double Pole, Double Throw. Também é referenciado como Reversing Switch, e nas lojas de artigos de electrónica em Lisboa pode ser encontrado com o nome de "Inversor Sub-miniatura". No entanto, se não se importam, eu pessoalmente estou mais habituado a pensar no termo de "Comutador duplo".

Já vimos, uma linhas acima, a representação do símbolo do comutador de duas posições. Podemos ver agora na imagem ao lado o símbolo do COMUTADOR DUPLO (DPDT):

 

E aqui temos uma imagem que nos pode dar uma noção de como este dispositivo se apresenta, observado de variados ângulos.

Suporta corrente até 1,5 A.

A característica fundamental que diferencia este comutador do outro, de duas posições, mostrado anteriormente, reside no facto de este conter, digamos assim, duas partes isoladas accionadas em simultâneo pelo mesmo manípulo. Ou seja é como se dispuséssemos de dois comutadores independentes, mas com um manípulo comum. Assim, enquanto um lado conduz CC no outro lado circula CA. Tal como no outro comutador, o terminal central poderá ser a entrada de corrente, e a saída, será o terminal lateral para o qual estiver posicionado o manípulo, só que neste, isto aplica-se para cada lado do comutador.

Na imagem seguinte vemos a representação esquemática de como iremos utilizar o DPDT

Imagino que por esta altura em que já se faz alguma luz sobre o mecanismo da coisa, já estejam impacientes para passar ao capítulo dos detalhes da tal CAIXA DE COMANDOS....

Mas, já lá vamos... Entretanto é necessário esclarecer mais qualquer coisinha...

 

Página Seguinte: CORRENTE ALTERNA, LED's, e RESISTÊNCIAS